terça-feira, 9 de outubro de 2007

Enquanto isso no Brasil... O que dizer?

O mundo desandou. Destaque da Billboard: Canciones de siempre, by Hugo Chávez. Presidente lança CD com hits venezuelanos! Daqui a pouco vai querer atuar! E onde estará Madeleine McCann? Mundo mobilizado, sensibilizado, possivelmente enganado. Reluto, mas não acredito na inocência dos pais. Acidente? Mistério vai na mesma linha de ‘quem matou Odete Roitmann’ – virou novela.


Enquanto isso no Brasil... A pelada do Senado! Deputado troca de partido, País vai ao delírio e nada da grana do filho! “Quem matou Thaís?” Novela de Gilberto Braga acabou na CPI e frustrou o Suplicy, que disse ter ficado muito preocupado com o final da trama. E parece que o senador aprendeu alguma coisa com a D. Marta: cansou de esperar no check-in e furou fila! Relaxou e furou! Dá-lhe Suplicy! Não é para menos: 58% da população acha certo o “jeitinho” brasileiro de viver e resolver. Não me espanta: 31% acredita que os políticos devem usar seus cargos em benefício próprio. Agora me responda: já que é pra dar nome aos bois, a quem devemos atribuir a maior parcela da culpa?


E há quem acredite em mais um acidente aéreo. Novamente anunciado. Premeditado. Para os mais supersticiosos, um vidente previu uma nova tragédia para o próximo dia 29. São Paulo. 09h10min. Vôo vindo de Fortaleza, Ceará. Será? Prefiro não acreditar. Por aqui é assim: o interessante sobrepõe o importante. Mais uma tragédia para chocar e sensibilizar? Mais dinheiro de caixa 2 sendo usado por político? Não vejo diferença. Isso tudo é esquecido. Sabe como? O pivô do maior escândalo do Senado está na capa da Playboy – mudança de foco. CPMF. Absolvição. Voto secreto. Possível extradição de traficante. Pirataria da elite! Chamem o Bope!

Enquanto 74% da população brasileira, segundo dados do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), não consegue ler e entender um simples texto, a Gretchen quer se candidatar à prefeita de Itamaracá, PE. A prefeitura vai dançar! O Conga! E São Paulo também está com sorte! Oscar Maroni, Martha Suplicy e Clodovil. E alguém sabia que na verdade é ClodovIR? Erro no cartório! E o erro no Congreço? Quem corrige esse? Carimbaram o Congresso com “ç”! Tropeço vocabular? Tropeço educacional! E ainda querem mudar a ortografia!


Coloquem esta vergonha na escola!



Esta crônica será publicada no jornal americano "Nossa Gente" no dia 16 de outubro. Jornal dedicado à comunidade brasileira que reside na cidade de Orlando, Florida - Estados Unidos. Faço parte do grupo de colaboradores do jornal e assim, aos poucos, vou me realizando. As realizações vêm aos poucos...e na medida certa.

Nenhum comentário: