terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Diretamente de Madrid!

Madrid: cidade linda. Nao posso dizer que tem coisas em excesso para fazer ou que seja necessário ficar lá por mais de três dias. Mas garanto que nesses três dias, você ficará encantado. Eu fiquei, sem dúvida. Como gosto de dizer, nao é uma Barcelona, mas é Madrid! Fez sentido? Enfim, eu mesma fiquei em Madrid por três dias e acredito que foi o suficiente. Caminhando "por las calles" estreitas da cidade, notei um certo charme. A cidade tem a paisagem mais linda que encontrei até agora na Europa, com uma arquitetura incrível (sei que ando falando muito em arquitetura, mas afinal, a Europa é isso). Entao, vamos caminhar comigo por Madrid:
Primeira parada: Museu da Reina Sofia. Construçao linda com trabalhos de Picasso e Miró, entre outros. A famosa obra de Picasso, Guernica, enche e preenche nossos olhos. O olhar patina pela enorme tela, descobrindo a cada momento, um novo detalhe, uma nova cor, um novo formato. Mesmo que fomos expulsos do museu momentos depois (já estava fechando), valeu a pena observar e ser mais uma testemunha da beleza do Guernica e confirmar: é de arrepiar. Nao somente pelo tamanho, mas pelo simples fato de estar lá.
Continuando nosso passeio, agora no Parque Buen Retiro. Fui a Madrid com esse parque como prioridade e fiz bem! É um parque lindo, cheio de vida! Muitos artistas enfeitam as ruas! Encontrei lá o palácio mais lindo do mundo. Nao o Velasquéz, que também é lindo, mas o Palacio de Cristal. É lindo, fantástico!! Tive um único desejo: deitar dentro dele e esperar cair uma chuva torrencial! Deve ser um experiência única... Estaria o mais próximo da chuva sem me molhar. Depois do Parque, conheci o Museu do Prado. Muito bonito e grande! Adoro museus que, para conhecer, é preciso guiar-se por um mapa! Me perdi, obviamente, pelas enormes salas do museu, até que encontrei o que estava procurando: as obras de Velásquez e Goya. Nem preciso dizer o quanto gostei. Dá uma sensaçao gostosa estar perto de pinturas tao importantes historicamente, artisticamente, enfim, qualquer "mente" que queira usar.
Madrid tem seus encantos... O trajeto que fiz no dia seguinte me presenteou com as paisagens mais belas: Começando pela Plaza de Espanya, protegida e enfeitada por uma estátua do "increíble Don Quijote." Em um placa, perdida entre as ruas de Madrid, encontrei a seguinte frase do livro Dom Quixote "Porque me parece duro caso hacer esclavos a los que Dios y naturaleza hizo libres" I, cap.22. Enfim, somente para ilustrar um pouco. Um pouco mais à frente, encontrei o Palácio Real. Maravilhoso, simplesmente! Com um jardim completamente verde (mesmo no inverno) e surreal. O Palácio deve ter cerca de 20 mil janelas! Um exagero, mas nem tanto assim. Tinham muitas janelas... Aliás, somente janelas! Hehe! Gostei muito... Seguindo por algumas ruas estreitas e muito charmosas, com milhares de lojas de música, cheguei a Puerta del Sol. Bonito, mas nao preciso entrar em detalhes. A Plaza Mayor também estava no trajeto e confesso que esperava mais. É linda, grande e quadrada, mas por ser inverno, nao encontrei muitas mesas do lado de fora (e vamos combinar que essa praça só tem graça com as centenas de mesinhas espalhadas).
O povo de Madrid? Eita pessoal sem educaçao! hehe Nem todos, claro, mas a maioria! Decepcionante! E o engraçado: ninguém olha para você. De verdade... =)

Prometo colocar mais fotos!! Beijos!!!

Próxima parada: Londres!!

3 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE!!
GOSTEI DEMAIS, POIS PUDE VOLTAR A MADRID. SEI O QUANTO É DIFÍLIL PASSAR AS INFORMAÇÕES EM POUCAS LINHAS, MAS CONFESSO QUE DEU PRA "ARREPIAR" E SENTIR SAUDADES!
AHHH...PRÓXIMA PARADA...LONDON!!!DEMAIS PRA MIM!!! HAHAHA

Unknown disse...

Como assim o povo de Madrid não olhou para você? Logo você que tem esse jeito encantador e cativante, esse sorriso acolhedor? Ah, esses espanhóis são mais míopes que eu!

Anônimo disse...

Heyyy sweet.... saudade... como andam as cousas contigo??? How´s London?? Rainy? please tell meeee... e o show das Spice Girls? foi realmente um momento de êxtase? hehe
Então quer dizer que viu o verdadeiro quadro "Guernica"? hehe deve ser enorme... quanta história...
O João voltou domingo daí... disse que em Madrid os seguranças de uma loja até encanaram com o pai dele, ficaram cercando... hehehe olha só...
E ele me contando as coisas e tal... adivinha de quem eu lembro? hehehe... oxi! hahaha
Como você deve saber, os dias estão chuvosos por aqui... e um pouco de frio... brrrrr...
Espero que esteja bem...
Um beijo