sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Retorno bom

Disse que não postaria nada até segunda-feira, mas senti a necessidade de compartilhar algo com você. Como sabe, acredito que críticas deveriam ser bem-vindas e construtivas, sempre. Elas nos dão as ferramentas para melhorarmos nosso trabalho. Mas também é bom recebermos elogios. O elogio nos dá aquela sensação de conforto - me faz pensar que talvez esteja no caminho certo. O elogio, assim como a crítica, me dá a força de vontade para seguir em frente, com menos medo de errar... Porque alguém nos admira e acredita em nós.

Recebi um e-mail do jornalista Ucho Haddad e com sua permissão, posto uma cópia do mesmo abaixo. Agradeço a este mais novo amigo pelas palavras de incentivo e carinho e admito que fiquei muito contente. Quero dividir isso com você caro leitor, que também me acompanha. Obrigada.


*
"Andrezza Duarte! Ouvir esse nome repetidamente, em futuro próximo, é uma certeza presente para mim. Tão equilibrado quanto quem o empunha, tal fonema composto é uma realidade prazerosa de se ouvir. Com o devido direito de achar que se trata de uma maluquice de minha parte – um desconhecido qualquer -, você, Andrezza, ressuscitou em mim a crença de que escrever não pode acabar de uma hora para outra. Confesso que começava a me acostumar com o desânimo de não ter um novo alguém para admirar. Todos os que atualmente admiro já estão, como eu, com o velocímetro da vida um pouco avançado. O tempo passa para todos, mas por tudo o que escrevo, e como escrevo, sei que ainda sou jovem. Por sorte, minha alma ainda não me impôs a velhice. E creio que tão cedo não fará.

Com a devida licença de Manguel, sou o mais comum dos seus espectadores. Um espectador que, com todos os realces permitidos, capturou não a sua imagem, mas você, como um todo, pelos chamados outros sentidos. A captura se deu pela intensidade coerente de seu texto. Nele está a sua essência de ser humano, de jornalista. Ou seja, e já atropelando Foucaut, o que me atraiu não foi a imagem que desconheço – e tampouco construí alguma – mas o texto em que mergulhei.

Roubando-lhe parte do que está em seu blog, as interpretações que dei ao seu texto são as respostas apaziguadoras que buscava para facilitar o meu entendimento em relação ao mundo e à minha própria existência. Por maiores que foram as críticas que colecionei ao longo dos anos, sabia que só não estava nessa empreitada. Suas palavras ampliaram o infinito das possibilidades que povoam meu pensamento. É como sujeito social, olhando e enxergando com a alma, que, calcado em um coquetel de experiências e aprendizados, consigo vislumbrar o que até ontem foi um pesadelo, mas a partir de hoje tornou-se um sonho possível. Encontrar alguém que me sucedesse nessa insana e patriótica batalha de mudar o País através de um jornalismo sério e independente. E esse “alguém”, se Deus permitir, é você. Até porque, como se mágica fosse, aprendi a admirá-la"

Ucho Haddad
São Paulo, 17 de outubro de 2007. ________________________________________________

Ucho Haddad é jornalista investigativo, colunista político, poeta e escritor. Editor do http://www.ucho.info/, é articulista do site do jornalista esportivo Wanderley Nogueira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho palavras para descrever o orgulho que senti de você depois de ler esse e-mail!!

Boa sorte sempre amiga, nunca desista de seus sonhos!!!

Um beijo enooorrmeee!

Anônimo disse...

OLHA MEU COMENTÁRIO NO SEU POST DE FERIAS OK?!