quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Enquanto isso no Brasil...Olha só!


O mundo se perdeu. Cada vez menos conseguimos assimilar a magnitude e a dimensão tomada. Caos aéreo atravessou fronteiras! Até a NASA entrou nessa onda! Astronautas bêbados foram pro espaço! Enquanto isso, o governo brasileiro é acusado de assassinar cerca de 200 pessoas. Premeditado. Anunciado. O povo brasileiro ainda padece inconformado, sem respostas e sem o conforto do Chefe. Cadê?

E o Pan acabou! Ai, ai, ai. E a trégua dos negociantes morro acima? Segue? Que não comece o pá-pá-pá-pá! Brasil bateu recorde, ainda longe do American Dream. Mas nunca se viu tanto ouro! E que venha a Copa do Mundo...! Desta vez, com menos bebida para os jogadores da Seleção! Será? Pan cessou a guerra, uniu as tribos e vaiou o presidente. Digno de vaia? Aberto para discussão. Mas não cabe a nós a humilhação, principalmente diante dos olhares críticos de outras nações. Por mais que aqui seja um verdadeiro circo, com picadeiro instalado em Brasília, jamais devemos garantir camarote para outros países. Estamos todos na mesma barca – furada ou pronta para partir. Cabe a nós, a imposição.

Enquanto a saúde e a educação vão muito bem, obrigada, a fila para adquirir o novo livro de J.K. Rowling é extraordinária. Mas brasileiro arranja qualquer desculpa pra pegar uma filinha. E qual será o final da saga de Harry Potter? Será que ele cai da vassoura? Fila pra presenciar o bruxinho cair da vassoura... Não é brincadeira. Mas com toda esta negligência, tem gente até pegando fila de aeroporto para cair de avião. E no Brasil, ainda nada decola. Em compensação, o que deveria cair, não cai.

Esses dias ouvi a seguinte frase, “que o Pan e a TAM não nos deixe esquecer o Renan”. Pois é, esse aí está contando os bois e torcendo os dedos pra entrar no céu. E eu mesma quase caí no esquecimento. Deixo registrado o primeiro mandamento da tal companhia aérea, que foi tirado do site da empresa: Nada substitui o lucro. Ou seja, o lucro está acima da segurança. O lucro está acima do cliente. Lucro. O primeiro mandamento da companhia aérea TAM. Go ahead, Google it.

Enquanto isso, seguimos vivendo a crise, vivendo o bronze apesar de tantos ouros, sofrendo com a grande bagunça e sonhando com a promessa que deveria ser este país. Sentindo a dor e a alegria de ser brasileiro... Mas por enquanto no Brasil, o orgulho custa a vir.

Tirem esta vergonha do ar!
Esta crônica foi publicada no jornal americano "Nossa Gente" -4ª Edição, no dia 16 de agosto. Jornal dedicado à comunidade brasileira que reside na cidade de Orlando, Florida nos Estados Unidos. Faço parte do grupo de colaboradores do jornal e assim, aos poucos, vou me realizando. As realizações vêm aos poucos...e na medida certa.

Nenhum comentário: