quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Descultura


O que é necessário ter e saber para possuir uma bagagem rica e complexa? Vivo com a constante intenção e o interesse em absorver qualquer informação, fisgar técnicas, métodos e resgatar um pouco da história da escrita, do jornalismo. O interesse que me move diariamente, infelizmente, não move muitos. É falado tanto sobre cultura e é feito nada a respeito. Esquecemos que a grande maioria contenta-se em assistir a novela das oito. Não existe mais a busca pelo conhecimento, a busca pela resposta, o questionamento incessante. O apelo ao desconhecido, a paixão pela arte, os olhos para um bom livro, o interesse pela política, tudo que move e comove jovens jornalistas, são aspectos de cultura, são troncos de uma árvore muito espessa e inexplorada.
A descultura é desinteresse. O desinteresse pela participação, pelo conhecimento e o desinteresse pelo mundo, e tudo que o mesmo nos oferece. Um bom livro ou uma ópera italiana, uma caminhada por centros culturais, uma conversa inteligente, programas e hábitos que lhe acrescentam sabedoria, sensibilidade e habilidade de entender e apreciar os detalhes que, muitas vezes, nos passam desapercebidos. O colunista Daniel Camargo conclui, “o resultado da descultura cidadã difundida é o desinteresse na participação, algo que foi conquistado com muita dificuldade”. Quantos de nós sabemos em quem estamos votando realmente, quem são os nossos senadores, vereadores. Quantos de nós sabemos além do que vem escrito na primeira página do jornal, em outdoors ou em propagandas?
O desinteresse vem transformando pessoas inteligentes em iscas políticas, em uma platéia capitalizada e desculturada. Lutando contra isso, nós pesquisamos e reunimos um material rico para nosso trabalho final. Um pouco do que achamos essencial para a bagagem de um cidadão. Um pouco de cultura nesse mundo apático e desculturado que, como futuros profissionais, vamos tentar resgatar e consertar. E como já dizia Jacinto Benavente, “a cultura é a boa educação do entendimento”.

Um comentário:

Alexandre Francini disse...

Estava pesquisando algo sobre descultura e acabei "caindo" em seu blog.

Achei seu texto incrível, perfeitamente de acordo com a minha convicção. Basta a nós, disseminarmos o que você abordou.

Parabéns pela lucidez!!

Abraços.

Alexandre Francini