quinta-feira, 22 de novembro de 2007

E mais um vez, o Brasil erra.

O Brasil errou. E errou feio. Não me refiro à atuação ofuscada de estrelas como Robinho e Ronaldinho pelo reserva-do-reserva Luis Fabiano e o sob-a-sombra-de-Rogério-Ceni, Julio César. Não me refiro também ao futebol desconhecido que rolou em campo, afinal, aquilo não foi futebol brasileiro (ou foi, vai saber). Não posso discutir futebol, mesmo porque, sou um tanto quanto leiga no assunto. E talvez seja melhor assim – beiro a imparcialidade. Acredito que a combinação dos jogadores já não desce tão bem, afinal, cada um adquiriu um novo estilo "jogando jogados" pelo globo. Mas olha só, já desviei do foco principal. Na abertura dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil errou. E como já foi provado em inúmeras situações, este país não aprende com o erro. Erra de novo. E de novo. E vai ficando pra trás: em minha opinião, abaixo do 3º (mundo). Enfim, o erro prevalece e eu repito o que disse há quatro meses (dentro de instantes).

Permita-me lhe explicar o porquê de minha indignação: a vaia. Novamente, a torcida brasileira vaiou. O próprio time. Dentro do próprio estádio. Dunga, Ronaldinho, Gilberto Silva e o morto-de-fome, Kaká: dignos de vaia? Aberto para discussão. E agora, repito: “não cabe a nós a humilhação, principalmente diante dos olhares críticos de outras nações. Por mais que aqui seja um verdadeiro circo, jamais devemos garantir camarote para outros países”. Coloco entre aspas somente para enfatizar. Volte. Leia novamente. Por mais que o Dunga tenha feito escolhas equivocadas, mantendo os ex-jogadores do São Paulo em campo somente por conhecerem a Casa e uns aos outros, por mais que o Ronaldinho não tenha conseguido mostrar qualquer coisa e por mais que a perna do Gil esteja mais dura que MDF, não temos o direito de vaiar a nossa Seleção. Não podemos humilhar os nossos representantes que estão em campo na frente de outra nação. Diga o que quiser, o Brasil jogou mal por causa da torcida. É isso mesmo! Foi uma conseqüência, uma ingrata conseqüência. A torcida tem o poder de levantar, derrubar, incentivar, desmoralizar. A torcida enaltece o erro, enaltece a glória, destrói e decide o jogo.
Imagine só: você em campo. Vestindo chuteira, calção azul e blusa amarela da Seleção. Dentro do seu país, dentro de um estádio nacional. Defendendo a honra e o Brasil. A pressão que você sofre. A responsabilidade de fazer jus ao estádio lotado - a obrigação de vencer. E ao fundo, você escuta a sua torcida lhe vaiando. Aquilo ecoa na sua mente, invade sua barriga como um ar gelado e pesa no seu coração. Jogar bem e marcar gol. Ainda esperam isso de você? Garanto: a vaia brasileira enalteceu o ego – uruguaio. Nada, mas nada mesmo seria pior para o time do Uruguai do que uma boa torcida do Brasil. Torcedores com gás, vigor, patriotismo. Eles não jogavam em casa, a maior parte da torcida não era deles: existe maior pressão do que essa? Brasil ganhou de virada enquanto o estádio do Morumbi estava lotado de torcedores fajutos, vira-casaca.

Novamente o Brasil errou! E vai continuar errando enquanto não abraçar o país, enquanto não vestir a camisa. Porque, ir ao estádio de verde e amarelo, não é o suficiente para se considerar um brasileiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Andrezza Duarte,
Muito bom o texto...adorei! Transmitiu em palavras exatamente o que eu senti quando assisti o jogo: indignação. Queria apenas que fosse mais longo, porque é delicioso de ler..
Parabéns!

Anônimo disse...

Tem que vaiar mesmo. Torci para que o Brasil perdesse.

E sabe o motivo: corrupção que está nesta seleção do Ricardo Texeira.

Hoje em dia, ninguém mais veste a camisa do time, hoje em dia, todos se preocupam em ganhar mais e jogar menos.

A maioria está lá, pq ta no contrato da Nike, a maioria está pq são de times cariocas(sede da CBF).

A seleção é cheia de astros que adoram dar "show", mas kd o show? É aquele mesmo show dado no empate contra o Peru (que perdeu ontem, em casa, de 5x1 da Venezuela.

Se eles auto-denominam de "popstars" tem que estar sujeitos a vaias e aplausos.

Mas sinceramente, eu nunca vou torcer para uma selação que tem um Amador como técnico.

Ganhamos ontem, somente pq o AFONSO(cara que fez só um gol atuando pelo atlético-mg) se machucou, ai o Dunga foi "obrigado" a convocar o Fabuloso!

Vamos vair sim! A esta porcaria de seleção de estrelas.

Meu nome é Anônimo!

Anônimo disse...

Olááá! Até que enfim passei aqui, neste local onde você costuma expressar, desabafar ou simplesmente divagar suas idéias e sentimentos. Além de praticar bastante seu texto, o blog ainda serve como um espaço pra você dizer o que quiser, sem hesitar. Faz bem descarregar aquilo que é preciso.
Por sinal, muito legal o texto sobre o jogo de ontem. Fluente, leve e com personalidade.
As frases mais emocionais nas entrelinhas também dão um toque especial... hehehe

Um beijo