sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Enquanto isso no Brasil... Curto Circuito!

Apesar da tão conferida segurança da economia brasileira em meio à crise financeira, o país tem o coração na mão. Os circuit breakers e as quedas bruscas voltaram a dar lugar ao caos. O dinheiro anda em pleno vendaval, levando o mundo à insanidade. Enquanto isso, nosso caro Lula tenta amenizar a condição mundial com panos quentes, levando a tal segurança para as mentes e os bolsos da população. O papel do presidente nessa ocasião, em suas palavras, é passar serenidade para a sociedade (?). Talvez não haja realmente muito mais o que fazer fora isso. Mas serenidade para quê? Para que o povo continue acreditando no Brasil? Arrisco dizer que se depois de tudo a população ainda não abandonou o barco (e ainda tem a coragem de mandar a D. Marta para o segundo turno), é porque alguma coisa o Luizinho tem feito certo! E se serenidade é a melhor ferramenta que ele tem em mãos, vamos considerá-la. A crise pode custar a soprar por aqui, e sim, o país está blindado. Mas somente até certo ponto.

E lá vamos nós ao segundo turno. Todos prontos? Apertem os cintos: alguns Estados podem cair. Certos resultados eram mais do que esperados, mas o elemento surpresa ainda foi o melhor da festa. A primeira etapa das eleições para prefeitos e vereadores nos quatro cantos do país provou que a pesquisa de intenções de voto não passa de uma palhaçada. Alckmin deu lugar à reeleição do homem da Cidade Limpa, que enfrenta a petista ‘relaxa e goza’ no final de outubro. Paes e Gabeira disputam o Cristo Redentor enquanto Lacerda e Quintão vão para o cabo-de-guerra em BH. O PT, não satisfeito em chefiar o país, fica com seis capitais nessa brincadeira de 1º turno. E eu não digo mais nada.

Vamos às boas novas. O Brasil tem tomado partido e se posicionado melhor em relação ao meio-ambiente. Manaus e São Paulo serviram como palco para a realização de dois festivais em nome da sustentabilidade. Com as mais variadas propostas, o About Us promoveu o incentivo à reciclagem e o aproveitamento consciente do planeta. E falando em planeta, a educação agora vai funcionar por toda a parte. José Serra criou a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp. Apesar do admitido pé-atrás do governador paulista em relação ao programa, serão mais seis mil vagas para estudantes e isso é sempre uma boa coisa, não? E o IBGE divulgou as 12 cidades mais influentes no nosso país. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília comandaram a lista, seguidos por Manaus, Belém e Fortaleza. Mas acredito que influência seja uma questão relativa e subjetiva. Afinal, quem encabeça esta lista é um dos exemplos de maior ignorância política já vista por aqui. No final das contas, Sr. Presidente, serenidade é justamente a palavra-chave para evitar o curto-circuito brasileiro.
Esta crônica foi publicada dia 16 de outubro, no jornal americano NOSSA GENTE, em sua 19ª edição. Jornal dedicado à comunidade brasileira que reside na Flórida - Estados Unidos. Faço parte do grupo de colaboradores do jornal e assino a coluna ENQUANTO ISSO NO BRASIL. Assim, aos poucos, vou me realizando. As realizações vêm aos poucos...e na medida certa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Diretamente do Chile...kkkkkk
Bjus!

Sarah Germano disse...

como estás chic!
parabéns pelas realizações!
beijos