quinta-feira, 5 de junho de 2008

Tradição é tradição...Fazer o quê?

Não sou corintiana. Por mais que toda a minha família torça e declare amor pelo time alvinegro, eu ‘saí’ diferente. As cores do meu time são as mesmas, mas, por birra, ou qualquer outro motivo que desde ontem eu esqueci, não torço pelo Corinthians. Mas venho lhes contar a minha experiência...

Data: quarta-feira, 04 de junho de 2008.
Horário: aproximadamente 21:50h.
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo - O meu Morumbi.


Final: Corinthians X Sport

Fui ao jogo. Admito que, simplesmente, pela companhia. Qual outro motivo me tiraria de casa e me colocaria bem no meio de mais ou menos 70 mil pessoas? Todas seguindo o mesmo grito de guerra, “louco por ti, Curinthia”. Corinthians, minha gente, Corinthians.
Já antecipo que este post não me faz menos são paulina ou ‘vira-casaca’! =)

Estádio lotado – devo dizer que jamais vi o Morumbi daquele jeito. Toda a arquibancada, cativa e camarote, uniformizadas. Um mar preto e branco que dava gosto de olhar. A paixão escorrida pelo rosto, transmitida pelos olhos e o grito de um time que já se considerava campeão somente por estar lá. O Morumbi tremeu. Literalmente, tremeu. Tremeu com toda a raça daquela torcida que, meu Deus do céu, nunca havia visto igual. Parecia que ninguém estava lá à toa, somente eu. Cada um estava lá por uma questão de honra, de amor e dedicação a 11 homens em campo. Homens que vão e que vêm, mas que impreterivelmente, formarão sempre o mesmo time. Amor pela camisa! Seja ela roxa, ou preta, ou branca e preta. Nada fazia muita diferença. Ontem, pela primeira vez, cheguei a me emocionar não pelo jogo, mas pela beleza de uma torcida. Pela garra de um time que, tenho certeza, fez os três gols mais fáceis do campeonato... Gols que deram gosto de serem feitos. Só para ouvir 70 mil vozes em coro, dedicando a vida àquela bola rolando em campo. Só para sentir o estádio tremer.

Hoje me perguntaram se eu tinha começado a gostar de futebol depois do jogo de ontem... Eu respondi, ‘comecei a gostar do Corinthians’.

Rivalidades à parte, meus parabéns torcida corintiana. Foi uma experiência única. Brancos, negros, engravatados, crianças, mulheres. Vi de tudo. Sei que muitos dão a vida para seu time de coração. Mas no final, não importa qual seja ele. Dá na mesma. Mas uma torcida como a deles... Ah, não tem como negar. Chega a ser incrível o que você vê ocorrer durante um jogo do Timão. Quero e ainda vou a um jogo do Flamengo no Maracanã – deve ser outro show! Aprenda a admirar uma torcida e não um time. Como disse, o time vai e volta... Mas é a lealdade do torcedor que é de tirar o chapéu! Afinal, existe coisa melhor que o futebol brasileiro?



6 comentários:

Anônimo disse...

Grande amiga Deza, tudo bem querida?

O texto está sensacional, parabéns!! Quem sabe eu e a Dani não te daremos o prazer de assistir uma partida importante da maior torcida do Mundo, no Maracanã...vc vai se emocionar novamente, pode ter certeza.

PS: Estou à sua disposição para enviar os meus textos do Esporte Acontece, ok?

Bjs e falamos,

Anônimo disse...

Oi Dezinha,
Adorei o texto...
E não é por menos que dizem: O Corinthians não é um time que tem uma torcida, mas sim uma torcida que tem um time.
bjos

William Maia disse...

NOSSA!

Fiquei extremamente emocionado com o texto Dezza..

Você, são paulina, conseguiu traduzir tudo aquilo que senti (eu tava lá!) na quarta passada. Mesmo não sendo uma torcedora fanática, são poucos profissionais (jornalistas, escritores, poetas..) conseguiriam ter a sensibilidade que você teve.

E desculpem os outros times - a Dezza pode comprovar - NADA se compara a INSTITUIÇÃO Sport Club Corinthians Paulista.

E deixa eu ir embora que já vai começar o espetáculo. "Não para, não para, não para.. Não para, não para, não para.. VAI PRA CIMA TIMÃO!!!"

William Maia disse...

Apesar da tragédia de ontem, não retiro uma vírgula do que eu disse.. rsrs..

William Maia disse...

Apesar da tragédia de ontem, não retiro uma vírgula do que eu disse.. rsrs..

Kátia Kiss disse...

muito bom o texto.....só não gostei da parte "comecei a gostar do Corinthians"....nada de gostar do Corinthians....rsrsrsr