terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Enquanto isso, no Brasil... ‘2000 Inove’

As taças de champanhe tilintaram à meia-noite, as sete ondas foram puladas, as mandingas e superstições colocadas em práticas e as mil promessas para o novo ano jogadas ao vento. Depois de cumprirmos nossas tarefas iniciais para garantirmos um ano repleto de saúde, paz e amor, abrimos as porta para mais 365 dias. Os brasileiros abraçaram a proposta do Bradesco e ‘2000 inove’ já está fadado ao sucesso! Ano de inovação e renovação! Este comecinho serve como aquecimento: criamos a coragem e o pique para mais uma rodada enquanto a correria dita as regras. Aos poucos, colocamos o samba no pé! O Carnaval vem chegando para quebrar novamente a rotina. Com muito otimismo e esperança, nada como uma boa festa para (re)começar com o pé direito!

O bem da verdade é que o brasileiro começou o ano com o pé atrás, receoso e cauteloso. As surpresas que sabemos que estão por vir assustam a nação e colocam todos em indeterminado estado de alerta. A maioria dos Estados já anunciou cortes de gastos para enfrentar as consequências da crise americana, que deve desembarcar a qualquer momento no país. À espera, o Brasil prepara seu exército para a batalha financeira.

2009 estreia com mais uma novidade que já está valendo! Na tentativa de padronizar o português nos países onde se fala o idioma, o novo acordo ortográfico praticamente assassinou a língua que conhecemos. As novas regras derrubaram a trema que, em minha opinião, vai tarde; cortaram determinados hífens; e eliminaram alguns acentos que davam sentido e diferenciavam palavras. É, no mínimo, estranho ter que reaprender a escrever, mas ainda há tempo para a adaptação.

Sinto fugir um pouco dos devaneios a cerca do Brasil, mas não há como ignorar a selvajaria que tira a vida de centenas de pessoas no Oriente Médio. Enquanto vivemos em meio às crises e insatisfações que são relevantes dentro do nosso cenário, fico imaginando como é viver sem a mínima esperança, jogada à própria sorte, sem saber se sobreviverei o próximo minuto. Talvez a distância seja grande demais para fazermos qualquer diferença - mas prefiro acreditar que daqui nossas orações têm mais força.

Nossa gente, sejam bem-vindos a 2009.

Um comentário:

Raíssa Star disse...

De adorei o texto! acabei de publicar um de 2009 tb no meu blog!!!! transmissao de pensamento!!!
saudade
bjossss