terça-feira, 9 de setembro de 2008

Enquanto isso no Brasil..."Let the games begin!"

Pessoal, essa é a coluna do mês passado do jornal NOSSA GENTE. Como ando extremamente desleixada em relação do blog (e peço perdão por isso), posto somente agora. A partir do dia 15 de setembro, a coluna mais recente estará disponível aqui, data em que o jornal será lançado.

Os Jogos Olímpicos estão em Pequim, praticamente do outro lado do mundo... Mas com as comemorações a mil e a torcida unida, é como se estivessem aqui no Brasil! Só se fala nisto! Os ingressos para as competições já esgotaram! Agora, somente pelas telinhas! Daqui, acompanhamos cada conquista e derrota com nossos corações na mão! Para apimentar um pouco a saga no oriente, nossos atletas enfrentam o intricado problema da poluição, 10 vezes pior que o da cidade de São Paulo! Haja pulmão! Enquanto alguns lidam com esse desafio respiratório, outros usam e abusam! Como o jogador da seleção brasileira de handebol, Jaqson Kojorski! Ele já está de volta ao nosso país após ser reprovado em um exame antidoping! Vergonhoso, vai!

Falando em vergonha, o técnico Dunga promete dar a volta por cima! Já garantiu a supremacia do time brasileiro, que na primeira fase enfrenta Bélgica, Nova Zelândia e China! Somente vendo para crer! E quem anda cuidando da imagem do país é o nosso querido presidente! O Lula virou garoto-propaganda! Ele aderiu às gravatas que divulgam a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016! Até lá, temos problemas maiores do que ‘poluição’ para resolvermos! Mas com as novas gravatas, não vai ter para ninguém!

E aos 101 anos de idade (e não 103, como ela alegava ter), Dercy Gonçalves se despede do povo brasileiro! O riso deu lugar às lagrimas e eternizou a bem-humorada atriz! Tão querida, ela conseguiu reunir milhares de pessoas em seu velório! Como muitos disseram, até depois de falecida, Dercy deu um show! Mas para acabar de vez com o bom humor, que tal um pouco de política? Geraldo Alckmin pensa em criar pedágio em São Paulo para resolver o problema de trânsito! Enquanto isso, Marcelo Crivella, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, cai nas graças do presidente Lula! Daqui pra frente, tudo é válido! Contagem regressiva para as eleições!

Enquanto isso, o crescimento da classe média no Brasil é arrebatador! A classe “C” já representa 52% da população brasileira! E redução de desigualdade social é sempre uma boa notícia! Aproveito o clima de união e patriotismo provocado pelas Olimpíadas e fecho está edição desejando muita sorte e perseverança aos nossos atletas! E que voltem para casa com suas medalhas e com aquela sensação gostosa de missão muito bem cumprida!
Esta crônica será publicada no jornal americano "Nossa Gente" no dia 16 de agosto, em sua 17ª edição. Jornal dedicado à comunidade brasileira que reside na Flórida - Estados Unidos. Faço parte do grupo de colaboradores do jornal e assim, aos poucos, vou me realizando. As realizações vêm aos poucos...e na medida certa.

Nenhum comentário: