segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Voltar

Voltar de viagem pode ser difícil. Ir é sempre mais fácil, pois mesmo que você esteja deixando para trás pessoas queridas e até projetos de vida, você interrompe aquela rotina incessante que lhe consome (e para ser bem sincera, é um dos motivos que te levaram a sair daqui). Você muda de ares, fica entretida com o "novo" e realmente, tudo é novidade. Mas voltar requer um esforço muito maior. Por mais que as saudades gritem e as responsabilidades comecem a pesar, "estar de volta" pode ser bastante complicado. Passei os últimos quase-dois meses fora do Brasil. Conheci 13 cidades diferentes em oito países distintos. Peguei 14 vôos e fiz oito viagens de trem. Gosto de dizer que este tipo de experiência pode mudar a vida de alguém -se o mesmo estiver aberto para isso. Essa mudança nem sempre é muito aparente... Claro, seu cabelo cresceu, você engordou um pouquinho e, caso esteja voltando do frio da Europa, sua pele nunca esteve melhor (e a mudança climática é de apenas 35 graus...) Mas fora isso, nada visível. A mudança é interna. Não posso falar pelos outros -principalmente depois de conhecer um garoto que vive em Barcelona há quatro meses e não faz nada além de dormir e ser reprovado em um curso de espanhol (pela terceira vez)- mas posso falar por mim. Aos poucos percebi diferenças na minha atitude, em meu jeito! É muito curioso ver como estar rodeada de pessoas, costumes e idiomas diferentes pode "moldar" um pouco sua personalidade. Você automaticamente se torna mais paciente, ou impaciente, curioso e com vontade de abraçar o mundo! Mas neste relato não quero falar da viagem, e sim, da volta!
Voltei para me deparar com pequenas mudanças... Um novo copo de requeijão na minha geladeira... O shampoo novinho no meu banheiro já acabou e um outro já está pela metade. Voltei para uma nova lâmpada no abajur, novas pilhas no controle remoto, um novo saco de arroz e provavelmente a mesma lata de Nescau. Supermercados e prédios brotaram do chão, São Paulo ficou mais bonita, assim como a minha casa. Voltar é ver com novos olhos, é enxergar uma novidade em uma banalidade costumeira. Re-conhecer sua base, o importante e o essencial. Re-começar de onde parou e re-inventar uma vida, uma rotina...um novo "você". E o famoso clichê, "aprender a dar valor". Voltar é dar valor. Voltar é ver beleza em algo que já havia perdido a graça para você... É encontrar suas coisas exatamente como você as deixou (inclusive seu armário que teve outro dono enquanto esteve fora). Mas a melhor parte de voltar é abraçar sua família, seus amigos, seus bichinhos de estimação...abraçar todos que você "deixou para trás". É dormir na sua cama, deitar no conforto do mesmo travesseiro que ainda tem seu cheiro, comer a mesma comida de sempre, tomar banho no seu banheiro... Enfim, estar em casa. E finalmente perceber que, no final das contas, nada mudou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande amiga, saudades!!

Tenho certeza que essa super viagem foi muito importante na sua vida. VC com certeza está ainda mais amadurecida, feliz e pronta para novos desafios.

Conte sempre conosco.
Bjs,
Rô e Dani

Mohamad disse...

E a cama nova fica aonde nisso tudo ein hehehe.
q bom q vc voltou ja estava comecando a ficar com saudades hahaha...

bjos.

Anônimo disse...

Ich bin glücklich, daß Sie zurückkamen.

Ich vermißte Sie, Küsse Teeny Deza

Kátia Kiss disse...

nossaa....adorei o post, muito bom. So queria dizer que eh bom ter voce de volta!!!! bjss...